O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário de Oliveira, destacou, esta sexta-feira, em Luanda, o papel crescente do Angotic como uma das principais plataformas para impulsionar a transformação digital em Angola e no continente africano.
Francisca Parente
Ao lançar a 5ª edição do Fórum Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação de Angola (Angotic 2025), o ministro Mário de Oliveira sublinhou que o evento tem sido essencial para promover o alinhamento entre o ecossistema digital angolano e os seus parceiros internacionais, permitindo a exploração de oportunidades para modernizar a economia e a sociedade.
Segundo o governante, o sucesso das edições anteriores reforça a posição do Angotic como uma plataforma estratégica para discussões de alto nível, apresentação de soluções inovadoras e promoção de parcerias que fomentam o crescimento tecnológico.
A próxima edição terá como tema principal o poder transformador da Inteligência Artificial (IA) e o seu impacto no crescimento económico e na conectividade.
Entre os destaques do evento, serão abordadas estratégias para superar desafios no uso da IA, melhorar a conectividade, optimizar redes e estimular a inovação.
O fórum também focará na promoção de negócios e investimentos que impulsionem a criação de uma sociedade inteligente, priorizando a capacitação de jovens em áreas STEM, com atenção especial às raparigas.
A edição de 2025 ocorre no ano em que Angola celebra o 50º aniversário da sua independência. Além da IA, temas como DNA digital, cibersegurança e confiança empresarial estarão em pauta.
Mário de Oliveira ressaltou ainda o orgulho do país pelos avanços em conectividade, tanto terrestre quanto submarina e por satélite, posicionando Angola como um hub regional de comunicações.
O Angotic 2025 reafirma o compromisso de Angola com a modernização tecnológica e a transformação digital, alinhando-se às metas de desenvolvimento sustentável e ao fortalecimento do setor tecnológico no continente africano.