O governador do Distrito Federal prometeu máxima celeridade para “identificar o autor ou autores, bem como a motivação” das explosões registadas, na Quarta-feira, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. “Muito grave o que acaba de ocorrer na Praça dos Três Poderes e no Anexo 4 da Câmara dos Deputados”, escreveu Ibaneis Rocha, nas redes sociais.
O governador do Distrito Federal, que se encontra em Roma para compromissos oficiais, salientou que “todas as unidades de segurança e de inteligência do Governo do Distrito Federal estão orientadas a agir com rigor e celeridade para identificar o autor ou autores, bem como a motivação para esses ataques”.
Às 22h31 de Quarta-feira, em Lisboa, uma pessoa morreu, na sequência de pelo menos duas explosões nas imediações do Supremo Tribunal de Justiça em Brasília, indicaram fontes policiais citadas pela imprensa local.
De acordo com o portal de notícias G1, bombeiros e militares especializados em explosivos estavam no local e a área já tinha sido isolada.
A Praça dos Três Poderes, que alberga as sedes do Supremo, do Congresso e da Presidência, foi encerrada. A imprensa local noticiou que, na altura das explosões, estavam a decorrer sessões de plenário na Câmara e no Senado.
O presidente brasileiro, Luís Inácio Lula da Silva, já não se encontrava no Palácio do Planalto, quando as explosões foram sentidas. Até ao momento, o Governo Federal brasileiro ainda não reagiu ao incidente.