Numa cerimónia realizada ontem nas instalações do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MTTICS), o titular do respectivo departamento ministerial, Mário Augusto Oliveira, empossou Augusto Sebastião Dembo como novo coordenadorgeral da Comissão de Gestão do Grupo Medianova (GMN).
Entre os empossados estiveram ainda Daniel Paulo da Costa, coordenador da área de conteúdos do GMN, Cláudia Filipe da Silva, coordenadora para a área de administração e finanças e Aleck Navalha Dias, ao cargo de coordenadora para a área comercial e marketing do Grupo.
Os quatro empossados reiteraram o compromisso em trabalhar, arduamente, para o crescimento e engrandecimento do GMN e, sobretudo, honrar a pátria, respeitar a Constituição, as leis e os princípios éticos e deontológicos que norteiam as suas áreas de actuação.
Ao falar à imprensa, Augusto Dembo assegurou a continuidade no processo de reestruturação do Grupo Medianova e a melhoria dos aspectos internos e externos ao grupo, de modo a prepará-lo para a sua devida privatização como consta dos propósitos do MINTTICS que é a entidade que tutela o referido grupo empresarial.
O novo coordenador-geral apontou como prioridade melhorar e colmatar as dificuldades e limitações que o grupo apresenta para torná-lo num produto apetecível e atractivo ao sector privado, mas sem retirar a essência e o propósito pelo qual o mesmo foi criado, especialmente dos órgãos de comunicação que fazem parte do mesmo.
“Esse é o nosso guião principal, fazer essa reestruturação no sentido de tornar o grupo num produto apetecível para o sector privado”, perspectivou o coordenador-geral.
Aposta na capacitação de quadros
Outro item apontado como prioridade pela nova coordenação é a aposta contínua na capacitação dos quadros do grupo a todos os níveis.
Augusto Dembo sublinhou que há necessidade de ampliar o nível de conhecimento e capacidade profissional dos membros do grupo, especialmente no que diz respeito às exigências da era digital.
Apontou, igualmente, a necessidade de dar maior divulgação dos trabalhos e a marca do grupo de modo a estreitar as relações com outros sectores empresariais e atrair cada vez mais parceiras e publicidades.
Produtos do Grupo Medianova
O Grupo Medianova é o primeiro grupo empresarial privado de Comunicação Social em Angola. Fundado em 2008, em Luanda, surge com o propósito de produzir e distribuir conteúdos de media para a sociedade angolana.
A sua actividade se estende nos variados canais de comunicação que possui, assegurando informação e entretenimento com a mais elevada qualidade e profissionalismo.
Entre os produtos do GMN destacam-se marcas como a Rádio Mais (segunda maior estação radiofónica de Angola, com representação em cinco das 18 províncias do país), o Jornal OPAIS (segundo maior jornal da imprensa angolana), a revista Negócios em Exame, a Chiola e a Agência Media Nova.
16 anos de Jornal OPAÍS
O dia de ontem (14 de Novembro) ficou marcado como uma data histórica pois, além de conferirem posse aos novos membros directivos do Grupo Medianova, foi também o dia em que o Jornal OPAÍS (a principal publicação do grupo) assinalou 16 anos de existência.
Em 16 anos de existência, OPAÍS tornou-se no segundo maior e mais lido jornal do mercado angolano, sendo inicialmente um semanário e posteriormente passado a ser diário impresso e actualmente diário digital.
Apesar de ter as instalações a funcionar em Luanda, o jornal conta com correspondentes nas principais e mais populosas províncias de Angola, destacando-se Benguela, Huíla e Cabinda, com a missão de radiografar os factos e acontecimentos um pouco por todo o território nacional.
Com uma vasta equipa de profissionais comprometidos com o trabalho e a responsabilidade que a área de actuação exige, OPAÍS tem vindo a enfrentar enormes desafios na panóplia da comunicação social em Angola.
Todavia, mantém-se firme e apostado em continuar a apresentar ao seu público leitor uma informação diferenciada com qualidade, rigor, isenção e de excelência.
O suplemento que inicialmente era um semanário impresso, mas que, dada as circunstâncias menos abonatórias que a economia nacional atravessa, optou por apostar apenas no digital, mas com publicação diária, tem na sua liderança o jornalista Daniel da Costa.
Ministro quer uma comunicação social comprometida com a verdade e rigor
O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Augusto Oliveira, apelou, ontem, em Luanda, aos directores, PCA’s e coordenadores dos órgãos de comunicação social públicos a pautarem por uma comunicação cada vez mais comprometida com a verdade e rigor, no sentido de ajudar a construir uma sociedade coesa e com olhos postos num futuro próspero Mário Oliveira, que discursava durante o acto de empossamento do novo corpo directivo da comissão de gestão do Grupo Medianova, destacou o imprescindível papel que a comunicação desempenha no processo de formação e informação da sociedade e, por esta razão, reiterou a necessidade de informar com veracidade, credibilidade e comprometimento com a pátria.
“Não me canso de dizer que os órgãos de comunicação social desempenham um papel particular na nossa sociedade por causa de dois aspectos muito importantes, que tem que ver com a formação e informação dos nossos cidadãos.
Portanto, não poupemos esforços no sentido de juntos trabalharmos para que possamos atingir então estes desideratos que é contribuirmos para o desenvolvimento do nosso país”, sublinhou o governante.