Em declarações no “Fórum empresarial no domínio do turismo”, promovido pelo Consulado Geral de Angola no Porto e o Ministério do Turismo, a anfitriãDulce Gomes declarou que o turismo tem o potencial de ser um forte empregador dos jovens angolanos, servindo como a solução para o combate ao desemprego.
Em nota enviada a esta redacção, destaca-se que, durante o fórum, Angola aproveitou a ocasião para apresentar as potencialidades turísticas que o país oferece, desde o grande mercado em vias de desenvolvimento, as condições legais e políticas a favor, no sentido de atrair novos investimentos, quer estrangeiro ou nacional.
Com o objectivo de promover o desenvolvimento e crescimento do mercado turístico em Angola, o secretário de Estado do Turismo, Jonas Marcelino, em discurso, garantiu aos presentes que o país está aberto e pronto para receber todos que queiram participar no processo de desenvolvimento do sector.
Entre os tópicos abordados, a formação do capital humano revelou ser um capítulo de extrema importância para o sucesso dos serviços prestados no sector.
Outrossim, a segurança, acessibilidade, as áreas de interesse e potencial turístico, bem como a promoção de produtos e serviços especializados também mereceram foco.
Com o mote “Juntos e todos juntos pelo Turismo”, o evento contou a presença de empresários, políticos, promotores culturais, operadores turísticos e estudantes angolanos e portugueses.
A iniciativa está alinhada com as prioridades que o Executivo angolano atribui ao sector. Consubstanciadas na implementação de um conjunto de medidas, como a recente criação do Ministério do Turismo, aprovação do PLANATUR – Plano de Fomento do Turismo, bem como a isenção e simplificação dos procedimentos para a concessão de vistos de entrada a 98 países.
Em relação a Portugal, a robustez da indústria turística e dos seus operadores, principalmente a dinâmica do sector na cidade do Porto, que atrai milhares de visitantes anualmente, foi um dos factores determinantes para a realização do evento.
Este factor permitiu não só o fortalecimento das relações com os parceiros das diferentes Associações, com destaque para a Associação do Turismo do Porto e Norte de Portugal, como também na troca de experiências entre os operadores e empresários do sector de ambos os países.
O Fórum empresarial no domínio do turismo Angola-Portugal teve lugar no Palácio da Bolsa e reuniu perto de 200 pessoas