O Comando da Polícia Nacional em Luanda, no campo da sinistralidade rodoviária, no fim-desemana, registou 19 acidentes de viação, cujas causas se prendem essencialmente com o excesso de velocidade e falta de precaução no exercício da condução, que resultaram em nove mortos, 34 feridos, danos materiais avaliados em mais de nove milhões de kwanzas.
No mesmo período, segundo o porta-voz da PN em Luanda, Nestor Goubel, 355 cidadãos automobilistas foram sancionados com multa por diversas infracções ao Código de Estrada.
Foram também apreendidas 14 viaturas e 292 motorizadas por infracções ao Código de Estrada. “Durante o período, foram operacionalizadas 81 barreiras de contenção de velocidade e calmia do tráfego, com a utilização de radares e outros meios técnicos para o efeito, tendo resultado na detenção de 39 cidadãos, sendo 34 por condução em estado de embriaguez, quatro por condução sem habilitação e um por desobediência ao agente da ordem”, disse.
O Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional procedeu ainda à apreensão de oito armas de fogo, destas, cinco do tipo metralhadora AKM e três do tipo pistola, a recuperação de aparelhos electrónicos e utensílios de uso doméstico, antes em posse dos marginais, e deteve (259) cidadãos suspeitos de praticar diversos crimes.
Entre os detidos está um funcionário da área financeira de uma empresa, que está a ser acusado de ter desviado mais de 50 milhões de kwanzas. O caso aconteceu no município de Viana, após denúncia pública e um aturado trabalho de inteligência e investigação policial, segundo Nestor Goubel.
Um cidadão nacional, de 31 anos de idade, funcionário da empresa “BEN WIN”, está a ser indiciado nos crimes de abuso de confiança e furto de mais de cinquenta milhões de kwanzas (50.000.000.00), em que foi vítima o proprietário da referida empresa.
“O suspeito, nas vestes de director para área de venda e finanças, evidenciou indícios de desvio de avultadas somas de valores monetários, tendo ainda supostamente introduzido facturas falsas no sistema de contabilidade da empresa, facto que terá chamado a atenção da direcção da referida empresa e despoletado a denúncia pública”, sublinhou.
No âmbito do expediente investigativo, foi possível apreender duas viaturas, sendo uma de marca Kia, modelo Picante, e outra de marca Renault Duster. Confiscaram também um imóvel, sito no distrito do Zango, projecto Kangamba, bem como um fogão de cinco bocas, um forno, dois micro-ondas de marca Honda, dois jogos de cadeirões, duas cadeiras, uma esteira de ginásio, um gerador, uma bicicleta de ginástica, cinco tvs plasmas de 65, 50 e 45 polegadas, uma máquina industrial de lavagem de roupa, uma sanita, dois acumuladores, quatro aparelhos de AC de 18 btus, 92 sacos de cimento cola, 30 caixas de mosaicos, 52 placas de Pladur, 16 sacos de betume, três caixas de azulejos, dois baldes de cloro de piscina, 54 perfis de tecto falso e uma pedra de mármore e um PT. Referira-se que os meios apreendidos foram adquiridos com os valores subtraídos ilicitamente da empresa.