O avançado M’bala Nzola, que representa as cores do Lens da Ligue 1 de França, juntou-se, nesta terça-feira, à Selecção Nacional de futebol de honras, que prepara «a todo o gás» no “tapete” verde do Estádio 11 de Novembro, na capital do país, o encontro de sexta-feira com o Ghana, referente à quinta jornada do grupo F qualificativa à 35.ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN), que terá lugar no Reino de Marrocos, no próximo ano.
Em função da ausência de Gelson Dala do Al-Wakrah do Qatar devido a problemas físicos, tudo indica que o seleccionador nacional, Pedro Gonçalves, vai lançar o atleta de início.
Além disso, o timoneiro português vai, no segundo dia de trabalho, intensificar a condição física, assim como as movimentações ofensivas.
A propósito, os Black Stars encontram-se numa situação «bastante crítica» quanto ao apuramento à fase final do evento continental.
O conjunto ganense ocupa o terceiro lugar com apenas dois pontos, estando a cinco do segundo classificado, o Sudão, com sete, e a dez do combinado nacional, que comanda com doze.
O Níger figura na última posição com apenas um ponto. O desafio terá lugar na “Catedral do futebol nacional”, a partir das 20:00. Já o segundo desafio com o Sudão acontece no dia 18, no desafio que vai marcar o encerramento do grupo.
Eis a lista de convocados de Pedro Gonçalves: Guarda-redes: Neblu, Rui e Agostinho Calunga; Defesas: Tó Carneiro, Bastos Quissanga, David Carmo, Núrio Fortuna, Kialonda Gaspar, Jonathan Buatu, Jordy Gaspar e Pedro Francisco; Médios: Maestro, Show, Aldair Ferreira, Fredy, Pedro Bondo e Domingos Andrade; Avançados: Zine Salvador, Mabululu, Milson, MBala Nzola, Randy Nteka, Zito Luvumbo e Chico Banza.
De realçar que a selecção angolana não passou dos quartos-de-final na última edição, mercê da derrota diante da Nigéria, de José Peseiro, por uma bola sem resposta. A Costa do Marfim, de Sébastien Haller, é a detentora do título.
Por: Kiameso Pedro