O presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, anunciou em La Moncloa um novo decreto para ajudar as pessoas afectadas pela tempestade DANA, que inclui 110 medidas e 3.765 milhões de euros para os afectados.
“O Governo de Espanha está e estará com os valencianos durante o tempo que seja necessário. A força do Estado e das políticas públicas, juntamente com o aconselhamento, são sempre a solução para este tipo de crise”, começou por afirmar, anunciando depois uma nova ajuda de mais de 3 mil milhões de euros para a localidade bastante afectada pela tempestade.
“Hoje estamos a dar mais um passo em frente e já estamos a passar à segunda fase da reconstrução com uma série de medidas que foram aprovadas com urgência e que entrarão em vigor assim que forem publicadas no BOE”, disse Sánchez.
“Estas medidas dividem-se em dois grandes pacotes, um destinado a aumentar e reforçar o tecido social e outro destinado a ajudar o tecido empresarial das zonas afectadas”, afirmou o presidente do Governo espanhol.
Quase duas semanas após a passagem da tempestade DANA na província de Valência, o último balanço do Centro e Dados indica que há 214 vítimas mortais, 32 pessoas que continuam desaparecidas e oito corpos por identificar, só em Valência.
Na passada semana, o Governo de Espanha declarou “zona de catástrofe” a região de Valência e aprovou um primeiro pacote de 10.600 milhões de euros em ajudas às populações e empresas afectadas pelas inundações.