Os Estados Unidos têm estreitado relações diplomáticas e económicas com Angola desde que o Presidente angolano, João Lourenço, chegou ao poder, sendo esperada na primeira semana de Dezembro a visita do Presidente norte-americano, Joe Biden, o primeiro chefe de Estado dos EUA a visitar Angola.
Blinken realça que o crescimento “excepcional” da parceria estratégica entre EUA e Angola nos últimos anos tem sido “excepcional”. “Expandimos o comércio e o investimento, aumentámos a nossa cooperação em matéria de segurança, desenvolvemos os nossos esforços colaborativos na área da saúde e reforçámos a nossa relação bilateral”, sublinha-se na mensagem do Departamento de Estado.
“Como disse, quando visitei Luanda no início do ano, o futuro da América e o futuro de África estão unidos. Os nossos povos estão unidos, a nossa prosperidade e sucesso estão ligados”, salientou Blinken, felicitando o povo angolano pelo dia da independência.
A independência de Angola foi proclamada no dia 11 de Novembro de 1975, por Agostinho Neto, líder do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA).