Na missiva, ao estadista angolano, em nome do Executivo angolano e no seu próprio, coube a honra de felicitar Donald Trump pela sua eleição ao cargo de Presidente dos Estados Unidos da América, com resultados que indicam claramente que o povo norte-americano depositou confiança em si e nas políticas de governação que delineou para os próximos quatro anos, com vista à concretização dos seus anseios à prosperidade e à construção de uma América forte e confiante no futuro.
“Tenho a plena convicção de que os esforços bem-sucedidos realizados entre os nossos dois países e Governos, no sentido de construirmos uma base sólida sobre a qual assenta uma reforçada confiança mútua, continuará a ser a nossa linha de actuação comum, para que Angola e os Estados Unidos da América colham benefícios e vantagens recíprocas substanciais da nossa relação bilateral”, lê-se na carta.
João Lourenço acredita, no entanto, que Donald Trump, ao assumir as funções como o 47.º Presidente dos Estados Unidos da América, colocará todo o seu dinamismo, a sua experiência e energia de modo a contribuir na busca do entendimento e da resolução dos graves problemas que a Humanidade enfrenta em termos de paz e segurança, segurança alimentar e energética, que requerem uma acção concertada entre as nações.
“Queira aceitar, Excelência, os meus votos de boa saúde e sucessos para o seu novo mandato”, concluiu. De referir que a vitória de Trump marca o retorno do republicano ao poder após quatro anos, quando perdeu para o democrata Joe Biden em 2020. Esta é a segunda vez que um presidente volta ao cargo depois de perder numa tentativa de reeleição.