O aeroporto tornou-se também, a 5 de Outubro último, membro do Airport Council International (ACI), uma importante entidade internacional no sector da aviação civil, reforçando o seu compromisso com as melhores práticas internacionais e o desenvolvimento sustentável da aviação.
Antes disso, o Terminal de Carga Aérea (TCA) do AIAAN havia obteve a certificação RA3, depois de uma auditoria entre os dias 9 e 11 de Outubro passado.
Uma validação importante para os terminais que manuseiam cargas destinadas aos países da União Europeia, certificando que o TCA cumpre rigorosamente os requisitos de segurança e eficiência exigidos pelo padrão RA3.
O reconhecimento vem fortalecer a posição do AIAAN como um importante hub logístico, aumentando a confiança dos parceiros e clientes comerciais no terminal para operações internacionais.
Voos de passageiros iniciam domingo
Com as certificações e as infraes- trutura prontas, o Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN) está pronto para iniciar os voos de passageiros no próximo domingo, dia 10 de Novembro, com uma rota inicial de quatro frequências diárias operadas na rota NBJ-Cabinda- NBJ, da companhia aérea nacional TAAG.
A partir desta data, o aeroporto começará a expandir gradual- mente as suas rotas e operadores, fortalecendo a sua conectividade regional e internacional. Construído na uma área de 75 km², o AIAAN possui duas pistas paralelas capazes de receber aeronaves de grande porte, como o Airbus A380 e o Boeing 747, e uma capacidade de atender até 15 milhões de passageiros e 130 mil toneladas de carga por ano.
A infraestrutura do aeroporto conta com comodidades modernas, incluindo lojas, restaurantes, escritórios, e hotéis próximos para facilitar o trânsito e a experiência dos viajantes.
Conectividade e mobilidade integradas
Para garantir a ligação rodoviária com Luanda, a estrada EN-230, que liga Luanda a Malanje, passando por Viana e Icolo e Bengo, foi alargada. A ligação ferroviária ao centro de Luanda através do Ramal do Aeroporto, bem como a Estação Ferroviária do Aeroporto, que faz a ligação ao terminal final do Caminho de Ferro de Luanda, a Estação Ferroviária do Bungo, é já uma realidade.
A TCUL tem as suas linhas expresso, urbanas e circulares já operacionais para garantir também a mobilidade rodoviária, existindo ainda a variante de táxis de companhias privadas parceiras do ATO, para se garantir de forma integrada a mobilidade segura e fluida de e para o AIAAN.