Trata-se de uma obra dirigida aos casais jovens, aos namorados e às famílias de modo geral, repleta de conteúdos e estórias que têm por objectivo reforçar o laço conjugal, elucidando aspectos fundamentais sobre a importância do conhecimento da vida a dois.
O autor considera que esta obra pode ajudar a melhorar a vida dos casais, a rotina diária e apimentar a relação, trazendo dicas que vão servir de bases para tornar o relacionamento mais atractivo e interessante.
Por outro lado, segundo o autor, a obra apresenta também detalhes sobre os aspectos educativos, tanto do casal quanto dos filhos, resultantes desta união. Confiança e respeito mútuo, fidelidade, amizade e cumplicidade são elementos que o autor destaca na sua obra que considera poder ajudar para o surgimento de “casamentos felizes e famílias mais completas”.
“Visto que uma das grandes preocupações constatadas na nossa sociedade prende-se com a estatística assustadora do elevado número de divórcios, dos crimes passionais e de crianças que crescem separadas dos pais e do seio que as deve acolher, esta obra vai ajudar a colmatar alguns aspectos desta natureza”, assinalou o autor.
O também actor e presidente da Associação Angolana de Teatro (AAT) defende que o segredo do casamento é o diálogo, o respeito e a inovação, na medida em que viver a dois e cuidar de uma família é como gerir uma empresa, “exige um grande espírito de liderança”.
Literatura dramática
Tony Frampénio adiantou que a obra é resultado da compilação de textos de peças teatrais que narram a vida conjugal que, atendendo ao pedido do público e apreciadores de teatro, optou-se por transformar os textos dramáticos em uma obra literária.
“A obra já tem sido exibida em palco. Devido aos grandes comentários que ela causa depois das exibições, os testemunhos de muitos casais que afirmam ser uma obra que serve de terapia e que os tem ajudado a reatar os laços, decidimos publicar como literatura dramática, de modo que mais grupos possam adaptar e fazer a mensagem da obra chegar às famílias”, realçou.
Aditou que, no dia do lançamento, previsto para uma quinta-feira, 28 deste mês, será exibido, em peça teatral, um trecho de 15 minutos da obra ao vivo. A obra é publicada sob chancelaria da Elite Editora, uma editora com a qual o autor já tem trabalhado na publicação de suas obras de carácter literário-dramático. Com a obra “Casados e Cansados”, Frampénio consumará assim o seu quinto livro publicado, sendo que o mesmo já prepara igualmente o sexto livro, agendando para ser lançado em Fevereiro do próximo ano, pela mesma editora.
Histórico do autor Tony Frampênio é o pseudónimo de Francisco Pedro António, natural da província do Cuanza-Sul, nasceu a 6 de Julho de 1980. Dramaturgo e académico, é licenciado em Teatro pelo Instituto Superior de Artes – ISART, actual Faculdade de Artes da Universidade de Luanda, e mestre em Ensino das Literaturas em Língua Portuguesa pelo Instituto Superior de Ciências da Educação – ISCED de Luanda.
Ligado ao teatro desde 1992, a partir do Seminário Maior de Luanda, pertenceu aos grupos Twafutuca (1994/96), Makotes, Komba Meneck e Enigma Teatro (de 1997 até à data actual).
Docente de Actuação e História do Teatro, Dramaturgia e Estética na Faculdade de Artes – FAARTES – Universidade de Luanda. É actualmente presidente da Associação Angolana de Teatro (AAT).
Da sua “lavra criativa” como director e dramaturgo, concebeu os espectáculos “A Lata Vazia”, “O pensamento do dia”, “A Casa dos Loucos”, “Adrenalina Pura”, “Se não Fossem as Mulheres”, “Apaixonados por Engano”, “Sambatchuca”, “Borboleta ou Barata?”, “De Luandinha a Luanda para Luandão”, e tantas outras obras que já conquistaram vários.