Angola desistiu de participar no Campeonato Africano das Nações de basquetebol masculino em cadeira de rodas em sub-23, que decorrerá em 2025, no Egipto, anunciou ontem, terça-feira, o Comité Paralímpico Angolano (CPA).
O secretário-geral do CPA, António da Luz, revelou a decisão quando fazia o ponto de situação sobre a estreia do combinado angolano na competição, cuja intenção tinha sido anunciada em Junho último.
De acordo com o responsável, a desistência de Angola deve-se à falta de atletas suficientemente preparados na categoria, devido à inexistência no país de competições internas que poderiam contribuir no seu desenvolvimento profissional.
Do levantamento feito, António da Luz informou que o país não tem atletas suficientemente preparados nessa categoria para representar Angola como selecção nacional, pelo que, neste momento, não é viável participar, porque não se faria uma boa figura.
“Estávamos para participar no campeonato africano sub-23 de 2025, mas entendemos que ainda não é altura, porque temos outros desafios. Vamos preparar as selecções seniores masculinas e femininas para o africano de 2026”, realçou. Enquanto isso, assegurou que o CPA vai continuar a criar as bases do sub-23, para garantir uma participação exitosa nas competições africanas.
Quanto ao técnico contratado para o efeito, Basil Kululundila, fez saber que o mesmo trabalha com a selecção sénior masculina. “Sendo um angolano, estando a trabalhar na Suíça e por aquilo que conhecemos do seu ranking, interessa-nos e vamos criar abertura para que ele possa trabalhar connosco”, sublinhou.