O Serviço de Investigação Criminal (SIC), através do seu Departamento Nacional de Investigação Criminal do Porto de Luanda, em coordenação operativa com o SIC Bengo e a Unidade de Polícia de Segurança Portuária, no âmbito das acções em curso de Combate ao contrabando de combustível, descobriu e desmantelou mais um estaleiro clandestino, localizado na zona do Panguila, município do Dande, província do Bengo.
Segundo o porta-voz do Serviço de investigação Criminal, Manuel Halaiwa, com o desmantelamento do referido estaleiro, foram apreendidos mais de oitocentos mil litros de combustível diverso para contrabando.
Durante a acção, prosseguiu Manuel Halaiwa, foram detidos dois cidadãos, sendo um dnacionalidade chinesa, de 29 anos de idade, responsável da empresa, e um angolano, de 33 anos. Segundo o responsável, os acusados recebiam o combustível da Sonangol e da Sonangalp com o objectivo de apoiar as unidades fabris daquela zona.
Porém, estes acabaram por criar um esquema de contentores onde armazenavam gasolina, gasóleo e petróleo, cujo fim último era o de contrabando. De acordo ainda com Manuel Halaiwa, a mercadoria era retirada do local de forma parcelada, através de camiões-cisterna, por via terrestre e marítima, e era comercializada em vários pontos do país, bem como na República Democrática do Congo.