É inegável a contribuição da Educação Física na formação de hábitos que possam contribuir para a promoção da saúde da população. A formação académica é a base fundamental para a actuação eficaz de um professor de Educação Física.
Esta formação é composta por uma série de etapas e componentes que garantem a preparação completa do profissional. Um professor de Educação Física deve possuir uma formação abrangente que inclui a anatomia humana, que estuda detalhadamente as estruturas e sistemas do corpo humano, crucial para entender como o exercício afecta diferentes partes do corpo.
É igualmente fundamental ter conhecimentos sobre a biomecânica e a nutrição desportiva, que analisa os movimentos humanos e as forças que actuam sobre o corpo durante a actividade física, bem como inclui a compreensão das necessidades alimentares para melhorar o desempenho e a recuperação.
A nossa realidade em Angola está muito distante destes pressupostos, uma vez que a vaga para professor de Educação Física, na maioria das escolas, normalmente é atribuída a profissionais com pouca assiduidade e sem formação na área.
A Educação Física tem que apresentar um vasto conteúdo formado pelas diversas manifestações corporais, no entanto, não é o que se observa na maioria das aulas de Educação Física em Angola.
Para inverter este quadro sombrio, é imperativo que se implementem cursos de especialização com programas que permitam ao professor aprofundar-se em áreas específicas, como Educação Física Adaptada, Treinamento de Alta Competição, ou Educação para a Saúde. Este tipo de especialização proporciona aos professores conhecimentos aprofundados e habilidades avançadas.
A escola está concebida como o lugar de formação junto à família e a construção de hábitos e conhecimentos saudáveis que poderiam e deveriam permitir a sua ampla utilização no desenvolvimento de atitudes, habilidades e hábitos que possam auxiliar futuramente na adopção de um estilo de vida activa fisicamente na idade adulta.
É sabido que temos entre nós talentos com técnica e ginga naturais que suplantam atletas de outras latitudes que, entretanto, chegam mais cedo ao sucesso e à alta competição devido à aplicação da cientificidade em todo o processo.
Mas, o que pode acontecer com esses talento se essa criança não tiver condições de pagar uma academia particular em Angola? Certamente, vai durar mais alguns anos,ainda assim, dificilmente fará dessa criança um desportista de sucesso no futuro. Se não tivermos uma Educação Física de qualidade dentro das escolas de base, nunca teremos uma sociedade campeã na vida ou no desporto.
Por: Luís Caetano