O Presidente da República, João Lourenço, efectuou, ontem, importantes mudanças na estrutura governativa, tendo nomeado, em comissão de serviço, o ex-governador de Luanda, Manuel Homem, como o novo ministro do Interior, em substituição de Eugênio Laborinho.
Manuel Homem deixa assim o governo provincial de Luanda, cargo para qual havia sido nomeado a 16 de Setembro de 2022. De seu nome completo Manuel Gomes da Conceição Homem, substitui no cargo Eugénio César Laborinho, que deixa o pelouro do Interior ao fim de cinco anos.
Ainda no Ministério do Interior, o Presidente da República, João Lourenço, exonerou José Paulino Cunha da Silva do cargo de secretário de Estado para o Interior, e Carlos Armando Albino, do cargo de secretário de Estado para o Asseguramento Técnico. As mudanças estendem-se ainda aos governos provinciais.
Com isso, o Presidencial da República nomeou Luís Manuel da Fonseca Nunes, que até então dirigia a província de Benguela, como o novo governador de Luanda. Já o antigo ministro de Estado da Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, foi conduzindo ao cargo de governador da província de Benguela.
Perfil do novo ministro do Interior
Manuel Homem, nomeado ontem pelo Presidente João Lourenço como o novo ministro do Interior, traz uma trajectória sólida e vasta experiência na área da tecnologia e administração pública. Nascido a 24 de Novembro de 1979, na província de Cabinda, Manuel Homem é filho de Emílio José Homem e Rosa da Conceição Gomes.
É mestre em Tecnologias e Sistemas Web pela Universidade Aberta de Lisboa e possui licenciatura em Engenharia Informática de Sistemas pela Universidade Privada de Angola (UPRA). Em 2011, especializou-se em Auditoria de Gestão de Projectos, com um MBA pelo Instituto IETEC, em Belo Horizonte, Brasil.
Já ocupou cargos relevantes no Executivo, incluindo o de ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (2020-2022) e secretário de Estado para as Tecnologias de Informação (2017- 2020).
Antes disso, actuou como director-geral do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade da Informação (INFOSI) e do Centro Nacional das Tecnologias de Informação (CNTI).
Além da sua experiência governativa, Manuel Homem trabalhou como docente universitário nas áreas de Redes de Computadores e Sistemas de Informação, leccionando na Universidade Lusíada de Angola e na UPRA, entre 2009 e 2011.
Integrou também a Comissão de Implementação do Projecto de Governação Electrónica e Rede Privativa do Estado (2010-2013). Com fluência em vários idiomas, Manuel Homem assume o Ministério do Interior com o objectivo de reforçar a segurança interna e modernizar os sistemas de informação do pelouro, alavancando a sua experiência tecnológica e administrativa para uma gestão eficiente e inovadora.