João Afonso prestou tais declarações no encerramento do Primeiro Fórum Nacional Sobre Previsões Climáticas, denominado NCOP 2024, evento organizado pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologia de Infor-mação e Comunicação Social (MINTTCS).
Durante três dias, 28 a 30 de Outubro, foram apresentadas as previsões climáticas semanais de todo território nacional da época chuvosa 2024- 2025, e abordados temas ligados ao sector.
Foi ainda feita a avaliação da qualidade dos serviços prestados pelo INAMET, cujos usuários, de acordo com o director João Afonso, deram nota positiva, tendo em conta a precisão assertiva que agora se verifica, resultante dos investimentos em tecnologia feitos.
O director-geral do INAMET disse ainda que o actual programa de modernização do INAMET, em curso, conta com o apoio do Centro Climático da SADC, instituição que, aliás, está a monitorar as acções de Angola e que esteve representada no 1.º Fórum Nacional Sobre Perspectivas Climáticas, em Luanda.
No dia de encerramento da actividade, 30 de Outubro, até houve “tiro certeiro” nas previsões, chuva miúda em algumas zonas de Luanda, já anunciada pelo INAMET, o que demonstrou a precisão.
Foi dia no de encerramento de uma actividade que Angola assumi de 2022 até 2025. Importa frisar que as previsões do INAMET para o período até Março de 2025 apontam para chuvas normais, sendo que as províncias da região norte e as do litoral podem ter chuvas com baixa tendência.
POR:José Zangui