O facto foi dado a conhecer, essa Terçafeira, à ANGOP, pelo administrador local, Paulo Moma, durante a abertura da campanha agrícola 2024/2025 na municipalidade, marcada com a entrega de fertilizantes e outros insumos.
O responsável deu a conhecer que o Governo da província disponibilizou para o Cachiungo, 243 toneladas de adubo 12/24/12, contra os 100 da época anterior, que já beneficiou a 20 cooperativas e associações de camponeses, que está a ser comercializado no valor de 10 mil Kwanzas, contra os 40 mil kwanzas do mercado informal.
Disse que o projecto de subvenção de fertilizantes vai alavancar o sector agrícola no município do Cachiungo, onde 80 por cento da população se dedica à agricultura, uma iniciativa que vai contribuir no combate à fome e, consequentemente, na diversificação económica.
Sem falar de metas previstas alcançar, disse que os camponeses vão apostar no cultivo de milho, feijão, batata rena e doce, mandioca, ginguba e hortícolas diversas.
Por seu turno, o agricultor Américo Manuel disse ter preparado 50 hectares de terra, destes 30 para a produção de milho e 20 para a ginguba, uma acção que criou empregos provisórios a 150 famílias das aldeias circunvizinhas da fazenda.
Pediu mais incentivos aos agricultores do município do Cachiungo, por parte do Governo da província, para o fomento da produção e, com ela, contribuir no reforço da segurança alimentar das comunidades.
Disse que o empenho na produção da produção de milho e da ginguba resulta do facto de serem culturas que mais lhe trazem rendimentos. Fundado a 07 de Novembro de 1913, o município do Cachiungo, com uma extensão territorial de 2 mil e 947 quilómetros quadrados, possui uma população estimada em 169 mil e 123 habitantes, distribuídos pelas comunas da Chinhama, Chiumbo e Sede.