Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional registou, no último fim-de-se- mana, 20 acidentes de viação, cujas causas prendem-se essencialmente com o excesso de velocidade e falta de precaução no exercício da condução.
Daquele registo, segundo o porta-voz Nestor Goubel, cinco resultaram em morte, 22 em feri- dos, e danos materiais avaliados em mais de 23 milhões de kwanzas, bem como 305 cidadãos automobilistas sancionados com multa por diversas infracções ao Código de Estrada.
Ultimamente, a polícia em Luanda tem registado muitas mortes nas estradas, principalmente aos fins-de-semana, tendo o excesso de velocidade, a condução sob efeito de álcool e a não observância do Código de Estrada aponta- dos como as principais causas.
Assim, durante o período, foram operacionalizadas 170 barreiras de contenção de velocidade e calmia do tráfego, com a utilização de radares e outros meios técnicos para o efeito, tendo resultado na detenção de 37 cidadãos, sendo 30 por condução em estado de embriaguez, quatro por condução perigosa e três por condução sem habilitação.
Ainda quanto à regularização e fiscalização do trânsito automóvel, foram apreendidas 107 motorizadas por infracções ao Código de Estrada. No âmbito da manutenção da ordem e tranquilidade públicas, foram interpelados 2.264 transeuntes, 674 automobilistas e 954 motociclistas, esta acção policial resultou na detenção de 97 cidadãos nacionais implicados em diversos crimes.
Mais de 200 cidadãos detidos
Ainda no mesmo período, segundo Nestor Goubel, o Comando da PN em Luanda procedeu à apreensão de sete armas de fogo, destas uma do tipo metralhadora AKM e seis do tipo pistola, 33 poções de estupefaciente do tipo liamba, e recuperou aparelhos electrónicos e utensílios de uso doméstico, antes em posse dos marginais. “Foram ainda detidos 225 cidadãos suspeitos de praticarem diversos crimes, sendo 97 em flagrante delito, 91 em sequência investigativa e 37 no âmbito do trânsito rodoviário.
No âmbito da repressão e prevenção dos crimes violentos, foram esclarecidos 140 crimes, destes 87 em flagrante delito e 53 em execução de manda- tos, que resultaram na detenção de cidadãos nacionais com idades compreendidas entre 16 e 57 anos”, sublinha.
Durante o período, foram realizadas 55 acções de policiamento de proximidades, com realce paras filosofias de policiamento porta-porta, comércio e comunidades seguras, promovendo maior troca de informação e proximidade entre a polícia e os cidadãos.
“O Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional apela aos encarregados de educação ou tu- tores de menores no sentido de redobrar a vigilância sobre os seus educandos inerentes aos locais que frequentam, o que fazem e quais as companhias, de forma a prevenir que estes sejam vítimas de malfeitores ou que entrem em conflito com a lei”, disse Goubel.
Para finalizar, apela de igual modo aos cidadãos no sentido procederem à denúncia de todos aqueles que fazem uso de armas brancas e de fogo para o cometimento de crimes, bem como aqueles que vandalizam os bens públicos, para que sejam responsabilizados criminalmente.