Com o slogan “Livro é Vida”, o Clube de Leitura Umoxi tem realizado acções voltadas à promoção da literatura, despertar o gosto pelos livros e estimular bons hábitos de leitura entre jovens e crianças, através da realização de várias actividades de caris literário, educacional, recreativo, social e cultural.
Segundo Ariege Ebo, vice-presidente da Umoxi, entre as diversas actividades que têm sido realizadas pela sua associação literária destacam-se algumas como encontros literários, roda de leitura, aulas de alfabetização, concursos de leitura e poesia, oficina de escrita criativa, aulas de reforço e apoio escolar, entre outras destinadas ao despertar da cultura de leitura constante e contínuo entre os munícipes daquela comunidade do litoral da cidade capital.
“O principal objectivo é estimular o hábito de leitura em todos os níveis e promover o contacto com os livros. Além dos encontros de leitura, o clube realiza concursos, oficinas criativas, visitas a museus e monumentos históricos, sessões de contação de histórias e acções solidárias, como a sopa solidária e outras”, avançou o jovem responsável da organização.
Sediada no bairro Corimba, rua da Galileia, casa n.º 508, a Associação Clube de Leitura Umoxi, segundo ainda o responsável, tem promovido, semanalmente, encontros literários entre leitores e escritores com o intuito de criar um ambiente favorável de discussão e análise de uma obra, em que o seu autor é convidado a palestrar, tirar dúvidas e curiosidades e partilhar a sua experiência com os demais convidados.
Adiantou ainda que, embora a organização tenha como principal foco a promoção do livro, também tem promovido iniciativas que visam despertar bons hábito de cidadania e patriotismo, levando a cabo actividades comunitárias e sociais com o propósito de melhorar o ambiente e a qualidade de vida das pessoas naquela comunidade.
Fez saber que a associação conta com mais de 100 integrantes, entre direcção e colaboradores, desde crianças até adultos, que têm ajudado a organização no desenvolvimento de suas actividades e concretização dos objectivos, especialmente em actividades de caris social e/ou comunitário.
“O clube tem procurado impactar a vida de jovens e crianças através de aulas de alfabetização, concursos de leitura, actividades de apoio escolar e oficinas criativas que estimulam o desenvolvimento intelectual e cultural. Estas acções têm promovido o pensamento crítico e o gosto pela leitura desde cedo”, acrescentou.
Parceria com editoras e livrarias
Sendo uma organização sem fins lucrativos voltada ao campo literário, Ariege Ebo referiu que a Umoxi tem contado com alguns parceiros e colaboradores que lhe têm fornecido livros e apoios materiais para poderem desenvolver as suas acções e reduzir as carências.
No domínio das parcerias, conta com apoio de editoras e livrarias que lhe têm “doado” alguns livros e materiais didácticos que o tem servido de suporte no exercício das suas actividades literárias.
Apesar do apoio, o mesmo revela que a organização ainda carece de muitas coisas essenciais para melhor desenvolver as suas tarefas, especialmente de recursos financeiros e de infra-estruturas que são das mais preocupantes, de acordo com o vice-presidente. “Geralmente, os desafios recaem mais na falta de recursos financeiros e de apoio logístico, o que limita o alcance das nossas acções.
O clube depende de autofinanciamento, doações de entidades e indivíduos, e as maiores necessidades envolvem recursos financeiros e de infra-estrutura para continuarmos a expandir as nossas actividades”, expressou.
Sobre o Clube de Leitura Umoxi
Com sede social no bairro Corimba, rua da Galileia, casa n.º 508, a Associação Clube de Leitura Umoxi – Livro é Vida foi fundada a 12 de Dezembro de 2022, e tem como presidente Belza Getsâmani e seu vice Ariege Ebo.
É, até ao momento, a única organização literária legalmente reconhecida na zona da Samba, com um histórico de realização de actividades regulares e contínuas que têm impactado a vida de dezenas de crianças e jovens naquele distrito do litoral de Luanda.