Além de realizar palestras com especialistas em oncologia nas províncias de Benguela, Huíla, Lunda-Norte e Lunda-Sul, a Associação da Angolana das Mulheres em Geociência visitou o Instituto Angolano de Controlo do Cancro, onde levou não apenas conforto material, mas também carinho e conforto às pacientes.
No Instituto do Cancro, em Luanda, a associação entregou materiais como detergentes, lixívia, água mineral e materiais descartáveis, visando, segundo Esperança Santos, presidente da organização, contribuir para as necessidades diárias dos pacientes.
Em entrevista ao OPAÍS, a presidente da AAM, Esperança Santos, disse acreditar na união dos associados e parceiros para poderem fazer mais na luta contra o cancro da mama e que as campanhas vão continuar, abrangendo um maior número de províncias.
“As campanhas de temáticas com médicas especialistas vão continuar, deixando também mensagens de solidariedade a quem enfrenta o problema”, enfatizou.
O Outubro Rosa é um movimento internacional que busca conscientizar sobre o cancro da mama, surgido na década de 1990, com o objectivo de promover a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
Durante todo o mês de Outubro, diversas campanhas foram realizadas para informar a população sobre os cuidados necessários. Dentre os exames recomendáveis pelos médicos, mamografia é o principal.
Estudos indicam que a mamografia regular pode reduzir a mortalidade por cancro da mama em até 30% em mulheres entre 50 e 69 anos.
POR:José Zangui