A Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP) procedeu à abertura do Ciclo de Formação dos Quadros da Administração Local e do Estado, das províncias do Benguela, Cuanza-Sul, Huíla e Namibe
A comitiva, encabeçada pela presidente do Concelho de Administração da ENAPP, Sandra Alves, percorreu as quatro províncias do litoral e centro-sul do país, com vista a adoptar diferentes ferramentas, melhorar a qualidade e competência dos técnicos das administraçoes.
Na sessão de abertura, Sandra Alves sublinhou a necessidade e a preocupação que o Executivo tem em transformar a administração pública num espaço de excelência, menos burocrático, actrativo e que responda com aquilo que são às preocupações dos cidadãos.
Para o efeito, a responsável apontou a necessidade constante de formação dos quadros da administração local com a vista a darem respostas céleres e convicentes aos cidadãos que procuram pelos serviços públicos.
De acordo ainda com Sandra Alves, mais do que construir infraestruturas, o Executivo está preocupado com a qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos.
Esforços alinhados
Conforme referiu, a título de exemplo, o Presidente da República tem vindo a inaugurar vários hospitais públicos que estão a mudar a vida dos cidadãos, e para acompanhar essa dinâmica, a ENAPP vai operacionalizar um processo de formação dos técnicos de Saúde, com objectivo de melhorar o atendimento, fazendo com que os utentes sintam-se amparados, sempre que entrarem para uma unidade hospitalar.
“O Presidente da República, João Lourenço, tem feito a sua parte. Agora cabe a nós, como instituição de formação, capacitar os técnicos para que os serviços públicos melhorem de forma significativa”, apontou.
Sandra Alves esclareceu, ainda, que este ciclo de formação vai decorrer em todo o país, conta com a participação de directores municipais, provinciais, administradores, técnicos de níveis intermédios e de base.