Os clubes de futebol de praia de Luanda reclamam o direito ao voto nas eleições da Federação Angolana de Futebol (FAF) marcadas para 30 de Novembro deste ano, tendo em vista o quadriénio olímpico 2024/2028.
Segundo apurou o jornal OPAÍS, os reclamantes exerceram o direi- to ao voto nas eleições da Associação Provincial de Futebol (APF) de Luanda, pois devem também participar do pleito federativo.
Por essa razão, a fonte revelou que os clubes enviaram uma carta que solicita a inclusão dos representantes do futebol de praia na população votante às eleições da Federação para a APFL. “Enviamos a carta para Associação Provincial, porque é o órgão legítimo que deve fazer chegar o documento à Comissão Eleitoral da FAF”, explicou a fonte.
A mesma acrescenta que não há razões objectivas nem elementos probatórios que fundamentem tal exclusão: “fica a indagação da real razão de o futebol de praia ter votado para a Associação Provincial de Futebol de Luanda e não tenha legitimidade para votar na FAF, quando a APFL consta da lista da população votante”, mostrou-se triste.
No período de Maio a Junho deste ano, a fonte refere que os clubes fizeram parte da população votante para as eleições da Associação Provincial de Futebol de Luanda e a mais de dois anos que participam em todas as competições oficiais de futebol de praia da FAF.
“Como exemplo, a Supertaça de 2022 e o pré-competitivo em 2023, que serviram como competições para apreciação e avaliação dos atletas que foram seleccionados para representar a nossa Selecção Nacional de futebol de praia na última edição da Taça Cosafa, em Durban, África do Sul”
Carta chega à Comissão Eleitoral
O representante do futebol de praia na Associação Provincial de Futebol (APF) de Luanda, Muacir Silva, fez saber que a carta já foi impressa. Muacir Silva assegurou que nos próximos dias o documento será dirigido à Comissão Eleitoral da Federação Angolana de Futebol (FAF), com conhecimento do Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD), Comité Olímpico Angolano (COA) e outros órgãos competentes.