O Júri dos Prémios Unicast 2024 distinguiu na passada sexta-feira, 18, em Lisboa, com o troféu da categoria de Melhor Narrativa Ficcional o podcast ‘A Voz do Olho’, de Daniel Gociante Patissa, mestrando em Ciências de Comunicação.
Esta foi a primeira edição do festival, coordenado pelo Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia (IADE), para “promover e premiar podcasts e outras narrativas sonoras produzidas no âmbito universitário nacional.
O angolano, que concebeu o podcast ‘A Voz do Olho’ como projecto avaliativo de mestrado na Universidade Católica Portuguesa, recebeu das mãos da reitora do IADE, Hélia Gonçalves Pereira, o galardão feito em madeira, metal e acrílico, que simboliza a entrada para os anais da história da primeira edição do prémio dedicado à criatividade de estudantes do ensino superior.
A iniciativa tem o apoio da RFM. “A Voz do Olho” foi um jornal comunitário que fundamos há 20 anos na província de Benguela, legalizado depois pelo Ministério da Comunicação Social como veículo da nossa ONG AJS (Associação Juvenil para a Solidariedade).
‘‘O podcast tem uma edição intitulada ‘Cartinha ao primo Nicodemos’ em que repesco essa memória satírica de cronista em 2023 como exercício do seminário de Meios Sonoros e Podcasting, no mestrado.
Está disponível nas plataformas digitais”, conta Gociante Patissa. Foram premiadas oito categorias de podcasts, com destaque para Entrevista, Conversa, Reportagem Jornalística, Narrativa Ficcional, Entretenimento (não ficção).