Caro coordenador do jornal OPAÍS, saudações e votos de óptima segunda-feira! Nos últimos tempos, em vários pontos da província de Luanda, vão surgindo novas pedonais. Elas vão ajudando a reduzir os níveis de atropelamento, assim como tornam o trânsito automóvel mais fluido.
Este processo resulta de vários pedidos feitos pelos cidadãos e, sem demora, as autoridades responderam e os cidadãos vão usufruindo dela. Penso que o mais importante agora é cuidar destes bens públicos, porque todos os dias são úteis para a circulação de pessoas e bens.
Louvo também a atitude das autoridades ao darem respostas rápidas aos pedidos feitos pelos cidadãos nos últimos meses em relação às pedonais.
As autoridades devem ter em conta que as pedonais não são mercados, logo é importante criar-se condições, de forma educada e pedagógica, para não permitir que se pratiquem actos de comércio nestas zonas.
Das pedonais existentes em Luanda, muitas são hoje autênticos mercados e pontos de paragem de gente com condição física instável. Este cenário pode ser evitado e até chega a colocar em causa a capacidade de algumas instituições públicas e privadas da província de Luanda.
Deste modo, reitero a pronta entrega das autoridades na em relação às pedonais. Por isso é importante lembrar que as autoridades tenham capacidade de as manter limpas e preparadas para receber pessoas e cidadãos de vários estratos sociais, mas sem actos de comércio.
POR:Rui Gambari, Viana