Os vencedores do concurso “Kandengue Escritor”, evento que celebra o talento criativo dos jovens angolanos, receberam prémios monetários, simbolizados através de cheques especiais do Banco Millennium Atlântico, como incentivo à poupança e à responsabilidade financeira.
Organizada pela UNESCO e realizada na Fundação Arte e Cultura, o evento permitiu a participação de estudantes do ensino primário, secundário e médio, que apresentaram as suas obras de escrita criativa, com a edição deste ano a homenagear o renomado escritor angolano António Jacinto do Amaral Martins.
Como parte do seu compromisso com o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (Educação de Qualidade), o Atlântico, patrocinador da premiação, ofereceu a todos os participantes uma formação em Literacia Financeira.
A presente iniciativa busca não apenas enriquecer o conhecimento dos jovens sobre finanças, mas também incentivar práticas sustentáveis, contribuindo para o crescimento pessoal e para o desenvolvimento económico do país.
O evento foi prestigiado com a presença da assessora social da Vice-Presidente da República de Angola, Elsa Bárber Dias dos Santos, o vicegovernador de Luanda, Manuel Gonçalves, a secretária de Estado para a Juventude, Danila Bragança, e o secretário de Estado para a Educação e o secretário permanente da CNU-Angola, Pacheco Francisco.
O concurso é realizado desde 2020 e tem colocado em prática os ideais da UNESCO de promoção de uma educação de qualidade, estimulando e fortalecendo o pensamento crítico, a criatividade, a inovação, bem como a promoção da cultura de paz, através dos textos produzidos, nos quais os estudantes destacam três dimensões de aprendizagem, nomeadamente cognitiva, emocional e comportamental.
Ao associar-se a eventos desta natureza, o Banco Millennium Atlântico destaca-se pela consistência do seu compromisso em reconhecer e investir no talento jovem, através do apoio a iniciativas que impulsionam a criatividade, o conhecimento e o desenvolvimento das futuras gerações.