O Bureau Político do MPLA esteve reunido, hoje em Luanda, na sua terceira Reunião Ordinária, que decorreu sob a orientação do presidente do partido, João Lourenço, onde analisou, entre outros assuntos, o oitavo Congresso Extraordinário do partido, a realizar-se no mês de Dezembro de 2024
Neusa Filipe
O secretário para a Informação e Propaganda do MPLA, Esteves Hilário, informou, no final da reunião, que foram aprovados, nesta reunião, documentos que serão submetidos à reunião do Comité Central que decorrerá no dia 9 do corrente mês, esta que deverá decidir a deliberação e a convocação do 8º Congresso Extraordinário do partido.
Lembrou que neste congresso não haverá renovação de mandatos, o partido vai apenas fazer uma avaliação dos cinquenta anos da Independência Nacional.
Na reunião de hoje, segundo Esteves Hilário, preparou-se também a tese do congresso, denominada “MPLA, da Independência aos Nossos Dias. Os Desafios Futuros”, que será submetida a aprovação do Comité Central.
Foram também discutidas questões relativas ao 9º Congresso Ordinário da JMPLA e aprovados os documentos reitores do referido congresso.
O presidente do partido ouviu, desta forma, o Bureau Político sobre as três candidaturas ao cargo de secretário nacional da JMPLA, para futuramente tomar uma decisão sobre os candidatos que irão concorrer.
O Bureau Político debruçou-se ainda sobre a organização interna, resultada, sobretudo, da nova divisão Político-Administrativa, com o surgimento de novas províncias e municípios, o que fará com que as estruturas intermédias do partido sejam também reestruturadas.
A movimentação interna do partido esteve também em discussão nesta reunião, fruto das nomeações que foram recentemente efectuadas.