O embaixador José Bamóquina Zau apresento, ontem, 30, na sede da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), em Abuja, Nigéria, as Cartas Credenciais que o habilitam a representar Angola junto da organização.
O presidente da Comissão da CEDEAO, Omar Alieu Touray, foi quem recebeu o referido instrumento jurídico que vai permitir maior presença de Angola na partilha de interesses comuns sobretudo no Golfo da Guiné.
Durante a audiência, José Bamóquina Zau apresentou as linhas de força que vão guiar as suas acções fundamentadas na cooperação política, económica e livre comércio com os Estados da África Ocidental.
Na mesma ocasião, o embaixador Bamóquina Zau apresentou um pedido formal de admissão de Angola como membro observador da CEDEAO, cuja deliberação será apreciada na próxima Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da organização.
“O que se pretende é haver maior alinhamento político-diplomático entre a República de Angola, a SADC e a CEDEAO nos desafios de segurança e integração regional”, lê-se numa nota dos serviços de comunicação institucional e imprensa da embaixada de Angola na Nigéria a que “OPAÍS” teve acesso.