O esposo foi apresentado ontem, à imprensa, num grupo de 22 cidadãos nacionais, com idades compreendidas entre 18 e 55 anos, implicados nos crimes de associação criminosa, agressão sexual, homicídio qualificado, roubos e furtos qualificados em residências e na via pública, bem como rixas na via pública.
De acordo com o porta-voz em exercício do SIC-Luanda, Emanuel Capita, o crime ocorreu por volta das 13 horas do dia 26 de Setembro do corrente ano, no bairro 28 de Agosto, numa residência, onde o implicado e a vítima, sua esposa, envolveram-se nu- ma contenda por alegadas questões passionais.
“Apurou-se que a infeliz partiu para a agressão contra o implicado, mesmo este se encontrando em estado de convalescença, com ferros na região do membro inferior direito resultado de uma fratura.
Os autos reportam que a vítima terá desferido vários golpes com um objecto cortante (faca) contra o seu marido”, conta. A dada altura, o esposo, em defesa, desarmou a mulher e, em contra- partida, desferiu-lhe dolosamente vários golpes com a mesma faca, que ao ser socorrida para uma Unidade Hospitalar não resistiu aos ferimentos e veio a conhecer a morte.
No que aos abusos sexuais dizem respeito, reforçou que o último ocorreu no dia 16 de Setembro, por volta das 19 horas, no mesmo bairro, 28 de Agosto, interior de uma residência, onde foi lesada uma menor de 10 anos de idade, sendo que o implicado e a menor coabitavam na mesma residência.
O acusado, aproveitando-se da fragilidade da menor, foi a abusando sexualmente várias vezes até que foi descoberto e detido.
No segundo caso, que ocorreu no dia 14 Abril, no bairro Matrix, numa obra abandonada, quando a menor circulava na via pública, em direcção a uma cantina, com intenção de adquirir gelado.
“Foi surpreendida pelos dois implicados, munidos de armas brancas e objectos cortantes (laminas e facas), levaram-na a uma obra abandonada e abusaram-na sexualmente, até deixá-la inconsciente e com fortes hemorragias. Meteram-se, a posteriori, em fuga”, sustenta.
Outros casos reportam os crimes de associação criminosa, ofensas à integridade física, roubos e furtos qualificados no interior residências e na via pública, rixas na via pública entre duas associações criminosas, precisamente os Panela 120 e a Liga do Mal que possibilitou a detenção de um total de 19 implicados.
Das operações efectuados apreendeu-se sete objectos cortantes, uma arma de fogo do tipo AKM e duas munições. Foram os 22 implicados presentes ao Ministério Público e ao Juiz de Garantia que aplicou a medida de coação mais gravosa.