À margem da Assembleia Geral das Nações Unidas, Angola reforçou as suas relações diplomáticas e de cooperação bilateral ao assinar, na tarde desta quarta-feira, 25, dois importantes instrumentos jurídicos com o Panamá e El Salvador.
O primeiro documento, o Acordo Geral de Cooperação Científica, Técnica, Educativa e Cultural entre Angola e o Panamá foi assinado pelo ministro das Relações Exteriores de Angola, o embaixador Téte António, e pelo ministro das Relações Exteriores do Panamá, Javier Martinez Acha Vásquez.
Este acordo tem como objectivo promover a colaboração entre os dois países nos domínios científico, técnico, educativo e cultural, criando uma base sólida para o desenvolvimento de projectos conjuntos nestas áreas.
A vigência inicial é de cinco anos, com renovação automática, salvo manifestação expressa de uma das partes, que deve ser feita com seis meses de antecedência por meio de uma comunicação diplomática. No segundo momento do encontro, Angola e El Salvador formalizaram um Memorando de Entendimento para o estabelecimento de mecanismo sobre Consultas Políticas, assinado pela secretária de Estado para as Relações Exteriores de Angola, Esmeralda Bravo Conde da Silva Mendonça, e pela vice-ministra das Relações Exteriores de El Salvador, Adriana Maria Mira de Pereira.
O memorando visa consolidar um canal de diálogo regular entre os dois países, com foco no fortalecimento das relações de amizade e cooperação. As relações diplomáticas entre Angola e El Salvador, ainda em fase inicial, reflectem o compromisso de ambos os países com a promoção da cooperação sul-sul e o desenvolvimento de parcerias com países de contextos emergentes.