“Por Jade”, uma longa-metragem realizada pelo cineasta angolano Tadisi Baruch, foi um dos filmes distinguidos na gala final do Tony Curtis International Film Festival, realizada, no último Sábado, 21, na cidade de Mátészalka, na Hungria.
No festival, que contou com a participação de 17 países de diferentes continentes, o filme “Por Jade” sagrou-se vencedor na categoria de Melhor Apreciação do Público, enquanto a longa-metragem “The Activated Man”, do cineasta americano Nicholas Gyeney, arrebatou o Grande Prémio do festival.
Em declarações à imprensa, o cineasta angolano mostrou-se honrado pela distinção e considerou que o prémio é o reconhecimento internacional do trabalho que vem desenvolvendo ao longo de muitos anos, resultante de muita constância e determinação.
“O festival ajudou a alargar mais o meu conhecimento no mundo do cinema e conhecer pessoas que me podem ajudar a fazer emergir os filmes angolanos noutros mercados”, disse o cineasta em declarações ao Jornal de Angola.
Organizado pelo Conselho Húngaro de Hollywood, a cidade de Mátészalka e o estúdio de cinema Origo, Tony Curtis International Film Festival é uma iniciativa que rende homenagem ao actor americano Tony Curtis, uma das brilhantes estrelas da história do cinema de Hollywood, cuja descendência é húngara.