Angola dirigiu, esta segunda-feira, em Nova Iorque, a reunião da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP), na qualidade de Presidente em exercício deste órgão.
O Presidente da República, João Lourenço, ladeado do angolano Georges Chikoty, que exerce as funções de Secretário Geral da OEACP, conduziu o cumprimento do programa de trabalho, que teve como um dos temas-chave os desafios financeiros que, como disse, “se não forem resolvidos, arriscam-se a minar a capacidade da organização de servir eficazmente os interesses dos nossos povos e de defender as aspirações que uniram os 79 Estados-membros”.
Situação no Haiti
Tema premente sobre a mesa da OEACP foi também a situação no Haiti, país do Caribe a viver uma grave instabilidade política e uma deterioração do ambiente de segurança.
A respeito, a reunião adoptou uma Declaração a manifestar ampla solidariedade para com o povo haitiano, merecedor – nas palavras do Presidente em exercício da OEACP, João Lourenço – de um “apoio tangível” e de “ter ao seu lado todos neste momento de necessidade”.
“A gravidade da crise do Haiti exige uma acção imediata e coordenada, não apenas em palavras, mas em acções”, disse também João Lourenço.
O evento realizou-se à margem da semana de alto nível da 79.ª Assembleia Geral das Nações Unidas, que decorre na capital norte-americana.
Fonte: JA