Apesar do acordo de cessar-fogo entre as partes, rubricado na capital angolana, Luanda, que vigora desde o dia 4 de Agosto, a região Leste da RDC continua a viver o conflito armado protagonizado pelo Movimento 23 de Março (M23)
O Presidente da República de Angola, João Lourenço, manteve, na manhã de ontem, uma longa conversa telefónica com o Presidente do Rwanda, Paul Kagame, no quadro dos esforços que Angola tem vindo a desenvolver para a solução da crise de segurança na República Democrática do Congo (RDC).
Na mesma ocasião, o Chefe de Estado angolano mandou o ministro das Relações Exteriores, Téte António, como seu enviado especial a Kinshasa para falar com o Presidente da República Democrática do Congo, Félix Antoine Tshisekedi.
Apesar do acordo de cessar-fogo entre as partes, rubricado na capital angolana, Luanda, que vigora desde o dia 4 de Agosto do ano em curso, a região Leste da RDC continua a viver o conflito armado, protagonizado pelo Movimento 23 de Março (M23).
O Presidente da República, João Lourenço, designado Campeão da União Africana para a Paz e Reconciliação em África e mediador desse conflito, tem buscado novas diligências para o alcance de uma paz duradoura naquela região Leste da RDC.
O M23, que surgiu em 2012, esteve “adormecido” por algum tempo, porém, ressurgiu em finais de 2021. Desde então, tem-se torna-do cada vez mais forte. Comporta- se cada vez mais como um exército convencional em vez de um grupo armado, e possui poder de fogo e equipamento cada vez mais sofisticados, segundo especialistas da ONU.