O Fundo Monetário Internacional (FMI) adiou, por tempo indeterminado, as consultas planeadas com a Rússia sobre a situação económica, apesar de Moscovo estar pronta para iniciar as discussões, afirmou Aleksei Mozhin, director-executivo da Rússia no fundo à Sputnik nessa Terça-feira (17). “A parte russa estava pronta para o início das consultas em 16 de Setembro”, contou.
Porém, o procedimento foi adiado pela entidade ligada ao sistema da Organização das Nações Unidas (ONU) por tempo indeterminado. A expectativa era que o FMI iniciasse as consultas com as autoridades russas na última Segunda (16) como parte da revisão anual da economia russa, primeiro no formato online e, posteriormente, com uma missão internacional.
Já a entidade declarou à Sputnik que a decisão de realizar as primeiras consultas com Moscovo, desde 2021, estava relacionada à estabilização da situação económica no país.
Segundo a directora do Departamento de Comunicações do FMI, Julie Kozack, o procedimento anual faz parte do compromisso tanto do fundo quanto dos países membros. No entanto, não especificou quando vai ocorrer a missão a Moscovo e nem com quais autoridades russas as negociações estavam planeadas.