O documento, que segue agora para a sua aprovação na Assembleia Nacional, estimou receitas no valor de 20,33 biliões de kwanzas e despesas no valor de 20,10 biliões de kwanzas
Sob orientação do Presidente da República, João Lourenço, o Conselho de Ministros realizou ontem a sua terceira Reunião Extraordinária, em que apreciou e aprovou a Conta Geral do Estado referente ao Exercício Económico de 2023.
O documento, que segue agora para a sua aprovação na Assembleia Nacional, estimou receitas no valor de 20,33 biliões de kwanzas, despesas no valor de 20,10 biliões de kwanzas.
De acordo com a ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, o documento apresenta um superávit nominal de 235,57 mil milhões de kwanzas. A responsável avançou que o documento foi elaborado com base nas recomendações da Assembleia Nacional e do Tribunal de Contas.
A Conta Geral do Estado é o principal documento de prestação de contas do Estado, que contém toda a informação sobre os diferentes órgãos, tanto de soberania como os da administração local e central do Estado, e também informação sobre os institutos e fundos públicos, entre outros.
O documento estima uma taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de um por cento, uma taxa de inflação de 20,1 por cento, ao passo que a taxa de câmbio do kwanza face ao dólar americano situou-se em cerca de 828,74 kwanzas.