Esta arrecadação resulta dos pagamentos do Imposto Especial de Jogos e das taxas administrativas dos serviços prestados e correspondem a 49,16 por cento do valor acima reportado, ou seja, o montante de 4,08 mil milhões. No I trimestre a receita foi de 4,2 mil milhões de kwanzas.
Os números reflectem, desta forma, um crescimento homólogo de 83,8 por cento quando comparado com o exercício de 2023 e um abrandamento de 3,3 por cento quando comparado com o primeiro trimestre de 2024.
Segundo o Instituto de Supervisão de Jogos, a situação é explicada pela desaceleração da actividade, resultante do período de pausa das principais modalidades desportivas a nível do mundo, sobretudo o futebol.
O relatório do segundo trimestre do Instituto de Supervisão de Jogos a que o Jornal de Angola teve acesso, mostra que o mercado é explorado por 23 entidades.
Por outro lado, os jogos de fortuna ou azar de base territorial proporcionaram, no segundo trimestre, uma receita bruta total de 1,2 mil milhões de kwanzas.