O Serviço de Investigação Criminal em Luanda apresentou ontem, 12 de Setembro, um cidadão nacional de 47 anos, então gerente interino de um Banco Económico em Viana, por subtrair, de forma fraudulenta, 37 milhões 800 mil kwanzas de uma conta empresa e falsificar documentos de autorização
As informações foram prestadas pelo subinspector Peterson Cassule, chefe de Departamento de Comunicação e Imagem do SIC Geral, nas instalações da Direcção Geral do SIC em Cacuaco, local onde se fez a apresentação do implicado que trabalha no sector bancário há mais de 10 anos.
“A Direcção Nacional de Combate aos Crimes Financeiros e Fiscais deteve, na passada quarta-feira, sob mandado de detenção, um cidadão de 47 anos, gerente interino do Banco Económico localizado na Estalagem, município de Viana, por subtrair de uma conta 37 milhões 800 mil kwanzas”, disse Peterson Cassule.
Para subtrair os valores supracidulentamente este valor em quatro contas bancárias de particulares conhecidos por si, sendo que mais tarde localizou os supostos beneficiários para receber os valores.
“O então gerente interino efectuou várias transferências para contas de pessoas de seu interesse, sem o consentimento do cliente titular da conta, tendo defraudado mais de 30 milhões de Kwanzas”.
Peterson Cassule avança que ainda há aspectos a se investigar, sendo que o Serviço de Investigação Criminal está a desenvolver um conjunto de diligências para aferir possíveis envolvidos neste esquema, bem como a recuperação do valor ou bens adquiridos com estes valores.
O cidadão ora detido será agora presente ao Juiz de garantias para aplicação das medidas adequadas ao acto praticado. Sobre ele pesam os crimes de Abuso de Confiança Qualificada e Falsificação de Documentos.
POR:Stélvia Faria