O número de acidentes de viação na província de Luanda subiu de nove, registados na operação Peregrinação à Mamã Muxima, na semana passada, para 11, no último fim-de-semana. O sangue nas estradas é atribuído ao excesso de velocidade e ao estado de embriaguez dos condutores.
O balanço da operação policial do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional, de 6 a 8 de Setembro do corrente ano, nota aumento de morte nas estradas, de nove, na semana de 30, 31 e 1 de Setembro, para 11, no último fim-de-semana.
De acordo com o documento a qual o OPAÍS teve acesso, no último fim-de-semana, houve ainda o registo de 401 detenções, por diversas infracções.
De acordo com o balanço, na operação policial, foram sancionados 401 pessoas por infracção ao código de estrada, resultando em danos materiais avaliados em 29 milhões de kwanzas.
No período em referência, foram ainda apreendidas 12 viaturas, destas, nove arroladas em processo-crime, 148 motorizadas por infracção ao código de estrada. O Comando Provincial da Polícia de Luanda interpelou, durante as 72 horas, 2. 090 transeuntes, 495 automobilistas e 400 motociclistas.
Na nota, destaca-se a realização de 108 acções de policiamento de proximidade, barreiras policiais e patrulhamento. Face às acções criminosas, o Comando Provincial da Polícia Nacional em Luanda, nos seus conselhos, apelou aos cidadãos no sentido de redobrarem a vigilância, relativamente aos indivíduos que fazem o uso de arma de fogo e brancas para práticas de crime.
Os acidentes rodoviários e os ataques com armas de fogo e brancas preocupam a Polícia Nacional que, assegura, vai continuar a exercer o seu papel, a garantia da segurança pública.
POR:José Zangui