O Serviço de Investigação Criminal em Malanje, por intermédio do seu Departamento Municipal de Cangandala, em coordenação operativa com a Polícia Nacional, deteve, no fim-desemana, oito cidadãos acusados do crime de agressão ambiental, consubstanciado na caça furtiva.
Os cidadãos, todos angolanos, com idades compreendidas entre os 23 e os 46 anos, foram flagrados em posse de mais de vinte peças de carne de caça, resultante do abate clandestino de espécies de animais protegidos por lei.
De acordo com o porta-voz do SIC-Malanje, Augusto André, os cidadãos foram detidos com aquela quantidade de carne, que tinham como objectivo a comercialização em mercados informais, bem como com quatro motorizadas e diversas armas de fogo usadas no cometimento do delito.
O Parque Nacional da Cangandala é o menor parque nacional em Angola. Localizasse na Província de Malanje, a cerca de 50 km da capital da província, e tem uma extensão de 630 km2 .
Foi criado para a protecção da Palanca Negra Gigante, este animal convive no parque com o bambi comum, o golungo, a sitatunga, o nunce e a pacaça.