De 2021 até ao primeiro semestre de 2024, a Fundação Brilhante aplicou 144,5 milhões de dólares no âmbito da responsabilidade social na educação, reassentamento de famílias, saúde e desporto
De acordo com um documento o qual OPAÍS teve acesso, trata-se de uma visão global da Fundação. O valor em referência apoiou 27 projectos dos 51 que estavam previstos no período 2021- 2024, e 85% dos projectos foram investidos nas comunidades do Leste de Angola. Foram projectos do âmbito social.
No âmbito da educação, foram construídas de escolas, centros de formação profissional e dado apoio ao Pólo Lueji Ankonde, totalizando 105 milhões de dólares. O documento faz ainda referência ao reassentamento de cinco comunidades da zona vermelha, na mina Luele, a expansão da rede eléctrica no bairro Txi Zainga, entre outros apoios concedidos.
No domínio do desporto, uma maior atenção foi prestada ao Clube Desportivo Sagrada Esperança, que viu o seu centro de estágio reabilitado. O bolo da saúde de 2021-2024 beneficiou de 160 mil dólares, para a construção de postos médicos, centros médicos, no Leste do país. Apoio ainda a maternidade Lucrécia Paim, em Luanda, e ainda o Hospital Geral de Viana, Dom Emílio de Carvalho.
No domínio do empreendedorismo, o documento destaca a formação de produção de sabão. A Fundação Brilhante, enquanto face social do subsector diamantífero do país, tem como escopo a promoção do desenvolvimento social sustentável das zonas de exploração diamantífera, assim como o apoio às mais diversas causas socioculturais de Angola.
Os projectos assentes no Sistema Único de Responsabilidade Social (SURS) são desenhados por forma a acudir e ajudar as populações mais carenciadas, com o objectivo de melhorar a qualidade de vida, mediante uma abordagem que garanta a sustentabilidade dos mesmos. De acordo com o documento que vimos citando, a Fundação Brilhante vai continuar a prestar o seu apoio no âmbito da responsabilidade social.
POR:José Zangui