Domingos Bento
O primeiro dia de aulas no ensino primário e secundário, que arrancou hoje, em todo o país, está a ser marcado, em Luanda, por abstenções e reclamações de alguns encarregados de educação que não encontraram os nomes dos seus filhos nas listas afixadas.
Entretanto, embora o ano lectivo tenha arrancado hoje, ainda assim, muitos alunos não têm os nomes afixados nas listas que começaram a ser lançadas desde a semana passada, situações que está a causar enchentes de pais à porta das secretarias dos estabelecimentos de ensino, conforme constatou a reportagem do jornal OPAIS nas escolas do município do Cazenga, Viana e Luanda.
Já a maioria dos alunos, do turno da manhã, cujos nomes estão fixados nas listas, não apareceram no primeiro dia de aulas.
Importa referir que as aulas no ensino primário e secundário, no país, arrancam, hoje, com 10 milhões 444 mil 632 alunos matriculados no subsistema nacional não universitário, dos quais 878.383 discentes pela primeira vez e 120 mil novas salas de aula erguidas no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).