A segunda edição do Festival das Tradições, um evento anual que celebra e promove a rica e vibrante cultura Lunda-Cokwe, vai decorrer de 30 de Agosto a 01 de Setembro, no Dundo, e reunirá artistas, grupos tradicionais e entusiastas da cultura angolana
Nos três dias de festival, os visitantes vão vivenciar apresentações de música ancestral, tocada em instrumentos autênticos, apreciar as danças, jogos tradicionais que contam as histórias dos antepassados, bem como a apreciação de trajes e penteados tradicionais.
Os ritmos da música folclórica angolana, com destaque para o Kissanji, recentemente elevado a património nacional, estão a cargo do maestro Ginzamba Justino e artistas locais, enquanto a Tchianda, também recentemente elevada a património nacional, será exibida pelos grupos tradicionais e a artista Namanhonga.
Durante o festival, será ainda promovida a campanha de sustentabilidade ambiental, liderada pela Associação Nação Verde, com o objectivo de sensibilizar e educar as comunidades sobre a reciclagem e a gestão adequada dos resíduos.
Através da instalação de ecopontos, os moradores serão encorajados a adoptar práticas que contribuam para a preservação do ambiente, promovendo, assim, um futuro mais limpo e saudável nesta província localizada no nordeste do país.
Palestras
O Festival oferece ainda uma variedade de actividades que incluem palestras sobre laços históricos e rituais do povo Lunda-Cokwe, exposição de artesanato, gastronomia e instrumentos musicais da região, uma peregrinação com oferendas a “Mzambi-Kalunga” (Deus das águas) com autoridades tradicionais, e um desfile de danças folclóricas da região.
Objectivos
O evento considera-se essencial para a preservação e promoção das práticas culturais da região, incluindo a música, a dança, as artes visuais e as cerimónias tradicionais que têm sido passadas de geração em geração.
A Lunda-Norte é uma das províncias mais emblemáticas de Angola, com raízes culturais ancestrais e ligações transfronteiriças com a RDC, Zâmbia, Moçambique e Zimbabwe.
O festival surge com o objectivo de levar a cultura angolana mais longe, alertando para a necessidade urgente de preservar e revitalizar a cultura Lunda-Cokwe, envolvendo comunidades, parceiros e meios de comunicação, para que as tradições não se percam na modernidade.
A preservação da cultura Lunda-Cokwe não é apenas uma responsabilidade das comunidades locais, mas um compromisso que todos devem assumir para garantir que esta herança cultural continue a prosperar.
Organizado pelo Governo Provincial da Lunda-Norte, com o patrocínio da Endiama, visa promover a cultura Lunda-Cokwe através de três dias de celebrações culturais, com artistas, grupos tradicionais e demonstrações da rica herança da região.