Uma fuga de 33 corredores, seguida de outra com 11, gerou alterações importantes na classificação da Volta à Espanha, que passou a ser liderada por Ben O’Connor, australiano da Decathlon-AG2R La Mondiale, vencedor isolado da sexta etapa, em Yunquera.
Primoz Roglic tinha dito que estava disposto a ceder a camisola vermelha de líder, mas cedê-la a O’Connor, quarto no Giro deste ano e já com um quarto lugar no Tour, poderá vir a revelar-se muito arriscado.
A UAE Emirates, ciente disso, chegou a perseguir os fugitivos em vez da Red Bull-Bora, mas João Almeida não evitou descer para terceiro, chegando num pelotão que foi passivo até à meta.
A etapa que arrancou dentro de um supermercado pode ter “comprado”, no australiano de 28 anos, um osso duro de roer para as duas equipas favoritas. Roglic desceu a segundo, a 4m51s de O’Connor, e João Almeida é terceiro, a 4m59s. O quarto é outro dos fugitivos, Florian Lipowitz, colega de Roglic na Red BullBora, a 5m18s, e Enric Mas desceu a quinto, a 5m23s.