Existe um ponto principal que justifica o porquê de uma selecção nacional ou um clube ter “embaixadores” e investir nessa estratégia de Marketing para satisfação dos seus adeptos e aficionados. Basicamente, ele resume-se na autenticidade que esses indivíduos trazem ao seu conteúdo e na maneira como falam sobre o seu clube do coração ou a equipa nacional do seu país.
E, a partir dessa identificação, ele é altamente propenso a falar da sua “paixão” para outras pessoas, tornando-se num porta-voz autêntico. Nos últimos 10 anos, os influenciadores digitais ganharam destaque, principalmente nos canais do YouTube, no Instagram e na mais recente plataforma, o TikTok.
Esses indivíduos, com forte poder de alcance em audiências específicas, começaram a ser cobiçados e contratados por clubes e federações das mais diversas modalidades desportivas, em busca da conquista de novos adeptos e abertura de mercados até então inalcançáveis.
Em Angola, continuamos muito distantes desta realidade, por pura ignorância ou por falta de vontade. Por isso, urge despertar os responsáveis federativos e de clubes sobre a importância desta “classe de embaixadores”, fundamentais para a nova realidade global no quesito sobre as boas práticas no desporto.
Referências não nos faltam no histórico do desporto nacional, como Jesus, Ndunguidi, Lufemba, Alves, Joaquim Dinis, Akwa, José Carlos Guimarães, Jean Jacques, Lutonda, Palmira Barbosa, Filomena Trindade, Kaissara, João Ntyamba e tantos outros, que nos encantaram com a sua classe.
Os “embaixadores” são capazes de construir uma comunidade em torno da sua “Paixão’’ ao transmitir, de forma genuína, suas experiências positivas. Esses ex-atletas estarão prontamente dispostos a participar em eventos, interagir com os adeptos, responder a comentários e ter uma forte presença online e offline.
Hoje, o marketing e a publicidade tradicionais, com um formato de interacção mais agressivo e invasivo, já não são mais a abordagem principal para aumentar a visibilidade e o reconhecimento da marca de um clube ou equipa nacional.
Dessa forma, as agremiações desportivas precisam de ser mais criativas para alcançar os seus objectivos, investindo em porta-vozes autênticos, fazendo Marketing com os seus “embaixadores”, para atingir a fórmula vencedora no sucesso da sua marca, como clube ou selecção nacional.
Por: Luís Caetano