A JBS (iniciais de José Baptista Sobrinho, seu fundador), criada há 70 anos, em Goiás, é uma multinacional brasileira que opera no processamento de carnes bovina, suína, ovina, de frango, de peixe de cultivo e é líder do mercado de proteína animal
A empresa, que começou como um pequeno matadouro no interior do Brasil e evoluiu para um gigante global em 70 anos, é hoje uma das maiores empresas alimentares do mundo, com presença em mais de 20 países, e comercializa os seus produtos em mais de 190 nações.
Com mais de 270 mil colaboradores em todo o mundo, é também o maior empregador do Brasil, com 155 mil empregos, alcançando milhões de famílias, a quem proporciona momentos de alegria através da alimentação.
Além da alimentação, a JBS também intervém nos sectores do biodiesel, fertilizantes, colágeno de salsicharia, higiene e limpeza, embalagens metálicas, transporte, resíduos, soluções de gestão, entre outros.
Para a JBS, alimentar o que alimenta o mundo significa alimentar a todos com o melhor e os produtos mais deliciosos de forma sustentável, protegendo o meio ambiente, as pessoas, e a empresa.
A JBS assume uma posição de liderança na produção de bife e carne de frango e o segundo lugar em relação à carne de porco, com mercados consolidados na Europa, EUA, Canadá e Austrália.
Neste momento, a JBS está a explorar novas vias de crescimento com a diversificação dos negócios no domínio da aquicultura, cultivando o salmão, na Austrália, onde detém a segunda posição.
Nos alimentos preparados para imediato consumo, a empresa é líder na Inglaterra, na Austrália e Nova Zelândia, sendo a segunda no Brasil. Também explora a produção de proteína vegetal no Brasil, onde lidera o negócio, e na Europa, onde assume a terceira posição, estando prevista, ainda este ano, a conclusão de uma nova instalação de proteína à base de plantas na Espanha.
A empresa regista um forte histórico de crescimento através de fusões e aquisições, estabeleceu uma plataforma gobal de proteínas e incrementou uma maior diversificação dos portfólios de produtos de marca e de valor agregado como a SEARA, que renderam, em 2023, mais de 74 biliões de dólares, de acordo com dados divulgados pelo Bank of America, em Setembro desse ano.
Em termos globais, a JBS representa 2,1% do Produto Interno Bruto do Brasil, segundo dados das autoridades brasileiras, sendo cerca de 11 biliões de dólares o valor total gasto na gestão de fábricas e escritórios; 4cerca de 8 biliões de dólares americanos de investimento com impacto directo nos sectores económicos directamente afectados pelas operações da JBS, como os fornecedores de insumos, criadores de gado, produtores de cereais, fornecedores de grãos, empresas de transporte, energia e todo o tipo de suprimentos.
As operações com impacto indirecto incluíram compras e vendas entre os sectores necessários para responder ao aumento da demanda, como, por exemplo, fertilizantes usados na produção de milho utilizado como alimento, avaliados em cerca de 17 biliões de dólares americanos.
As operações de impacto induzido referiram-se ao consumo quer dos consumidores, quer ainda dos próprios membros da equipa de trabalho da JBS, assim como empresas envolvidas na cadeia produtiva.
A JBS contribui para a economia brasileira com um montante estimado em mais de 25 biliões de dólares, emprega mais de 155 mil trabalhadores que laboram em mais de 130 fábricas localizadas em todo o Brasil.
Formar para a continuidade do negócio
Mas a multinacional brasileira não se limita ao negócio de eleição: o processamento alimentar. Ela se projectou para crescer no futuro e, para tal, criou um Centro de Educação Empresarial composto por três escolas (Germminare Business, Germminare Vet e Germinare Tech), assim como um Colégio para garantir a sustentabilidade do negócio em condições aceitáveis pelo mercado alimentar. Actualmente, 1067 alunos estão inscritos no Centro que já graduou 497, dos quais 48,5 por cento são mulheres e 31,5 por cento homens.
Do total em referência, 39 por cento são oriundos de famílias com rendimentos de um salário mínimo e meio. As famílias dos estudantes graduados entre 2015 e 2021 tiveram um crescimento de 81 por cento no seu rendimento per capita; 98 por cento dos graduados em 2022 estão empregados com contrato assinado; 170 escolas públicas foram apoiadas, assinala-se ainda a melhoria da educação de 89.576 estudantes, assim como a educação continuada para o beneficio de 3.505 professores e 699 gestores.
Os alunos são submetidos a um teste de selecção de candidatos que tenham concluído o 6.º grau e vivam em São Paulo, embora, excepcionalmente, possa admitir candidatos de um outro Estado.
Todos os recursos necessários ao processo de aprendizagem teórica são providos pelo instituto e, após alcançar o nível adequado de conhecimentos, o estudante é indicado para proceder à gestão de uma loja com os produtos da JBS, vendidos a preços promocionais, de modo independente, numa espécie de tirocínio para o que enfrentará no futuro.