O evento vai ser realizado no sábado, 17, na escola Camilo Castelo Branco, em Luanda, a partir das 9 horas, e vai contar com a participação de 15 concorrentes, que estarão focados em cinco modalidades do cubo mágico
A faixa etária dos participantes que farão a sua estreia no concurso varia dos 6 aos 35 anos. Na sua maioria, os concorrentes têm entre 11 e 14 anos e vão disputar em cinco modalidades, em que cada uma vai ter três classificados: primeiro, segundo e terceiro.
O delegado oficial da associação mundial do cubo mágico, Roger Santos, referiu que esta actividade tem por objectivo promover e estimular o raciocínio lógico dos adolescentes e jovens.
O responsável defendeu que o cubo mágico, para além de estimular o raciocínio lógico, auxilia também o défice de concentração, fazendo com que os adolescentes e jovens consigam possuir o raciocínio lógico mais acelerado.
Durante o desafio, os concorrentes, nas cinco modalidades, vão estar focados nas modalidades do cubo mágico, em cálculos definidos como “três por quatro”, “quatro vezes quatro”, “cinco por cinco”, “seis por seis”, “sete por sete” e “megamix”, respectivamente.
“O cubo mágico tem a mesma intenção que o xadrez, de aprimorar e estimular o raciocínio lógico, assim como desenvolver a inteligência didáctica para crianças, jovens, adultos e todos que pretendem montar um cubo mágico”, disse.
O presente campeonato, disse, vai exigir um pouco mais de profissionalismo por parte dos participantes, processo que considera razoável para os participantes que são tidos como entendedores da matéria. Para maior alcance, avançou que é pretensão da organização realizar um campeonato nalgumas províncias do país, como no Huambo, onde possuem uma grande comunidade de cubistas concentrados.
Mais de três nacionalidades vão marcar presença
Por outro lado, Roger Santos assegurou que na próxima semana, isso no dia 24, a mesma equipa de trabalho pretende realizar o evento denominado “Hotel fórum 2024”, no auditório do mesmo, que será também de jogos de cubos genéricos, os mais fáceis.
O referido campeonato vai contar com a presença de mais de 40 competidores, com competidores com até 40 de anos, de várias modalidades, provenientes do México, da Índia e de outras nacionalidades.
Jogo auxilia processo de terapia
Roger Santos referiu que esta modalidade é ainda usada para terapias a crianças autistas, entre outras, por ter a capacidade de estimular a inteligência durante a montagem das peças.
Fez saber que um dos recordistas mundiais dos cubos mágicos é um jovem autista, que pratica desde muito cedo, consegue realizar as suas actividades como ir à escola, em outros momentos de lazer.
Refira-se que o campeonato mundial de cubo mágico é o maior torneio de cubo mágico do mundo, e tem a chancela da WCA (World Cube Association). O primeiro campeonato aconteceu na cidade de Budapeste, Hungria, em 1982. O torneio voltou a acontecer em 2003.