As queimadas anárquicas que se registam nos últimos tempos ao longo das faixas de servidão da linha de transporte de 400 kV entre Lau-Waku Kungo (Cuanza-Sul) podem comprometer a estabilidade do fornecimento de energia às populações residentes na região centro do país, soube, essa Segunda-feira, a ANGOP.
De acordo com uma nota, os factos foram verificados depois de uma operação de limpeza realizada, na última Quinta-feira, pela equipa de manutenção de linhas da Direcção de Exploração Regional Centro da Rede Nacional de Transporte de Electricidade (RNT).
“Durante uma operação, técnicos e membros da Brigada de Limpeza Manual foram captadas imagens que evidenciam os perigos que as queimadas representam para as infra-estruturas eléctricas”, lê-se no documento.
Na ocasião, o chefe do Departamento de Exploração do Cuanza-Sul, Walter Calovela, defendeu a limpeza das faixas de servidão mecanizada, para a segurança dos activos da empresa diante dos possíveis efeitos negativos causados pelas queimadas.