O jornalista e escritor angolano, Israel Campos, foi seleccionado pelo Creative Africa Nexus (CANEX) para participar, neste mês de Agosto, na Residência Literária com Chimamanda Ngozi Adichie, em Aburi, Gana, que vai contar com a participação de outros 19 jovens escritores africanos emergentes
O evento será dirigido pela prestigiada escritora nigeriana, Chimamanda Ngozi Adichie, autora aclamada internacionalmente, que liderará uma equipa de escritores que vai facilitar o workshop.
Durante dez dias, Israel Campos, juntamente com outros jovens escritores de vários países africanos, vai participar em um conjunto de sessões formativas destinadas a aperfeiçoar as suas habilidades criativas, bem como aprofundar o seu conhecimento sobre o funcionamento da indústria livreira no continente africano.
De acordo com a organização, o objectivo desta residência literária é “destacar a cadeia de valor do livro em África, apoiando e desenvolvendo o talento literário no continente e na sua diáspora”. Além disso, profissionais das áreas jurídicas e comerciais irão fornecer valiosas perspectivas sobre os aspectos legais e empresariais da profissão de escritor.
Os participantes do workshop terão ainda a oportunidade de contribuir para uma antologia, que será publicada após o evento. A referida residência é uma iniciativa do Banco Africano de Importações e Exportações (Afreximbank). Israel Campos é um premiado jornalista freelancer angolano, actualmente residente em Lisboa, Portugal.
Possui uma licenciatura em Jornalismo pela City University of London e um mestrado em Comunicação Estratégica e Liderança pela Universidade Católica Portuguesa. A sua carreira teve início ainda na infância, como locutor de programas infantis na Rádio Nacional de Angola.
Em 2023, publicou o seu romance de estreia, “E o Céu Mudou de Cor”, em Angola e Portugal. Como jornalista freelancer, Israel colabora com prestigiados meios de comunicação internacionais como a VOA, BBC, Al Jazeera e The Wall Street Journal, cobrindo temas como política, direitos humanos e mudanças climáticas em Angola. Desde Maio de 2023, Campos integra o Grupo de Reflexão do Presidente da República Portuguesa “O Futuro já começou”.
Em 2024, Israel foi galardoado com o Prémio de Liberdade de Imprensa, atribuído pelo Sindicato dos Jornalistas Angolanos, e recebeu uma menção honrosa no “Prémio de Literatura Juvenil Ferreira de Castro”, pelo seu conto “Aqui Estar”.