As forças de defesa ucranianas interceptaram 53 drones “Shahed” em 11 regiões, lançados durante o ataque nocturno maciço realizado pela Rússia, informou ontem a Força Aérea do país
“Os grupos de fogo móveis das Forças de Defesa da Ucrânia, a aviação, as unidades de mísseis antiaéreos e os meios de guerra eletrónica da força aérea abateram 53 UAVs inimigos nas regiões de Mikolayiv, Odessa, Cherkasy, Vinitsia, Kirovograd, Kherson, Kyiv, Zaporiyia, Sumi, Rivne e Cherkasy”, informou a Força Aérea no Telegram.
No total, 57 drones foram lançados pela Rússia de PrimorskoAkhtarsk, Yeisk e Kursk no ataque que durou até ao meio-dia. Todos os 10 drones que atacaram a capital do país, Kyiv, foram abatidos, tinham dito anteriormente as autoridades da cidade.
Quatro mísseis balísticos KN-23 foram também lançados durante o ataque noturno russo, enquanto a artilharia reactiva atingiu a cidade de Pokrovsk, na região de Donesk, de acordo com a Força Aérea.
Entretanto, a Rússia prometeu ontem retaliar os recentes ataques ucranianos, incluindo um ataque noturno que feriu 13 pessoas na cidade russa de Kursk, cuja região tem sido alvo, nos últimos seis dias, de uma incursão das forças de Kyiv.
“Os instigadores e autores destes crimes, incluindo os seus supervisores no estrangeiro, terão de responder por eles. Uma resposta severa das forças armadas russas não tardará a chegar”, declarou a porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova, no Telegram.