Nesta manhã, no Estádio do Mar, com capacidade para 9.821 lugares, o Petro de Luanda mede forças com Leixões do segundo escalão português, a partir das 10:00 (hora de Angola), em desafio enquadrado no ciclo de preparação para a disputa da próxima época. Os tricolores, sob o comando do português Ricardo Chéu, sabem melhor do que ninguém que serão submetidos a um «teste de fogo».
A propósito, a formação da cidade de Matosinhos possui no seu palmarés a conquista da Taça de Portugal frente ao FC Porto, de André Vilas Boas, na época de 1960/1961.
Além disso, conta com 25 participações na Primeira Liga portuguesa, tendo alcançado a sua melhor classificação de sempre (5.º lugar) na temporada de 1962/63.
Despromovido à segunda liga na época de 2009/10, o Leixões vem tentando o regresso ao convívio dos grandes, mas sem sucesso, devido a problemas financeiros, sem descurar a forte concorrência de clubes que também almejam a promoção.
No entanto, o Leixões derrotou o Benfica B, por duas bolas a uma, neste Sábado, na abertura da segunda divisão, vulgo Liga Pro. No mesmo dia, os petrolíferos venceram o Vizela, também da segunda divisão, por duas bolas a uma, com golos de Vidinho e Aparício.
Para contrariar o favoritismo dos donos da casa, os tricolores devem entrar com explorar as fragilidades do adversário, como a falta de consistência defensiva.
Por: Kiameso Pedro