A UNITA em Luanda recordou o percurso histórico e político do líder fundador do partido, Jonas Savimbi, durante um acto de massas realizado no último sábado, 10, na Vila de Catete, município de Icolo e Bengo
O secretário da UNITA em Luanda, Adriano Sapiñala, enalteceu a figura do protagonista do partido, Jonas Malheiro Savimbi, enquanto um ícone incontornável da história política do país, cuja dimensão marcou várias gerações.
Apesar de todas as adversidades porque passou Savimbi, num momento em que deixou de fazer parte do mundo dos vivos há 22 anos, para a UNITA, o dia do seu aniversário natalício a 3 de Agosto demonstra o reconhecimento de o seu líder ter “combatido um bom combate”.
“Ele passou para outra dimensão da vida, mas a sua obra está aqui bem viva. Estamos aqui com mais velhos e também com jovens que possivelmente só conhecem pelas redes sociais.
Mas aqui estão porque está-se a falar de um homem que dedicou a sua vida pelos angolanos”, destacou. Para a UNITA, o seu líder fundador foi muito mal interpretado enquanto vivo, daí que depois da sua morte a sociedade percebeu qual era sua visão para o país e que se fosse percebido, provavelmente, mudaria a vida dos angolanos em absoluto.
Questões ligadas à educação, saúde, habitação e emprego foram outras questões levantadas por Adriano Sapiñala durante a sua comunicação, pois, conforme defendeu, seriam meios para alavancar o desenvolvimento, ideais igualmente defendidos, segundo disse, por Jonas Savimbi.
Em relação à proposta de divisão Político-Administrativa da província de Luanda, apresentada pelo seu oponente, MPLA, o também deputado à Assembleia Nacional salientou que a solução para os problemas da capital passa pela resolução das preocupações das suas populações.
Assim, tal só será possível com a implementação efectiva das autarquias, cujo lema está a ser seguido pela UNITA, segundo o qual, o presente ano (2024) é o referente à mobilização nacional para as autarquias locais.
Jonas Malheiro Savimbi nasceu a 3 de Agosto de 1934, na localidade de Munhango, província do Bié. As actividades alusivas ao seu aniversário decorrem sob o lema: “Dr. Jonas Malheiro Savimbi – Símbolo da Unidade e Coesão do Partido”.